sábado, 2 de abril de 2011

PROTESTO VIRTUAL! BLOGAGEM COLETIVA SOBRE A POLÍTICA CULTURAL DO MinC NA GESTÃO DE ANA DE HOLLANDA

Grupos, artistas, entidades e pontos de cultura de todo o Brasil fazem no dia de hoje um protesto virtual contra a Política Cultural adotada pela Ministra Ana de Hollanda, a frente do Ministério da Cultura. Segundo os organizadores do evento "desde antes de assumir o Ministério da Cultura, Ana Buarque de Hollanda tem dado sinais crescentes de que sua gestão não dará sequência aos inovadores desenvolvimentos operados por Gilberto Gil e Juca Ferreira. Após três meses de governo, é chegado o momento de o povo exercer sua cidadania e evidenciar publicamente à nova Ministra quais são as suas demandas, quais são os rumos que o governo federal deve assumir em benefício da política cultural do Brasil".


Este é o primeiro ato do movimento MegaSim!

O Mega Sim é uma meta força tarefa, assim como o Mega Não é um Meta Manifesto. O Mega Sim é uma consequencia do Mega Não e seu objetivo é concatenar ações e prover informações para todos aqueles que desejam participar da elaboração do Marco Civil para a Internet. "Convocamos você para uma blogagem coletiva no dia 2 de abril de 2011, próximo sábado. Utilize qualquer meio virtual e registre virtualmente a sua indignação real contra a política cultural atualmente desenvolvida".

Dentre os assuntos a serem criticados ou discutidos pelo movimento está a gestão do novo Ministério em qualquer assunto vinculado às atribuições com a política cultural do Brasil: "É importante superar a simplicidade do “Fora Ana de Hollanda” e atacar de forma consistente os motivos pelos quais a permanência dela nos parece prejudicial ao país. Isso porque a mera substituição da chefia do MinC não basta. Queremos a prometida continuidade do governo Lula", acentua o Mega Sim!

Apontam ainda assuntos como a Nova Lei do Direito Autoral - que já custou aos cofres públicos cerca de R$ 2 milhões de reais, revisão da Lei de Direitos Autorais, atraso no envio ao Congresso Nacional, desconhecimento do teor da proposta elaborada em 2010, substituição da participação democrática em debates presenciais e pela Internet pela consulta a especialistas, retirada da licença Creative Commons do site do MinC, ratificação de artigo de Caetano Veloso, para quem o ECAD não é um mal, contraposição à visão inovadora de Gilberto Gil, desprezo ao valor simbólico da licença, a mudança no comando da Diretoria de Direitos Intelectuais, a ligação de Marcia Regina Barbosa com o ECAD, a oposição de Marcia Regina à fiscalização do ECAD, manutenção do atraso no repasse de verbas aos Pontos de Cultura, incompreensão da crítica feita por Emir Sader, equívoco na concepção da distinção entre artistas e sociedade, a separação entre criador e consumidor, a perspectiva dos artistas como classe trabalhadora, nos moldes do início do séc. XX, desconhecimento da Ministra sobre o ACTA, declarada aversão da Ministra à Internet, demora em estabelecer um diálogo franco com a sociedade, o papel do ator Antônio Grassi no MinC e, acima de tudo, o abandono dos avanços construídos nas gestões anteriores.


A escolha da data foi feita em um debateco, promovido pela rede Teia Livre. Primeiramente, indicou-se o dia 2 de abril por se trata do Dia Mundial Do Autismo, uma referência jocosa ao episódio pelo qual Emir Sader foi descartado como presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa.
"Talvez mais interessante que essa piada superficial e provocativa seja pensar o dia 2 de abril como o dia da verdade, por ser imediatamente posterior ao dia 1º de abril, o famoso dia da mentira. Mas o importante é marcarmos este como o dia em que diremos ao Ministério da Cultura que reconheça o verdadeiro valor de toda essa riqueza cultural que tem sido desprestigiada nos últimos três meses de governo".

Não tenho nada contra o movimento, mas acho que também devemos ouvir o outro lado da moeda. Há quem defenda as acusações. Visite o site BRASIL CULTURA e confira a opinião de Lady Rasta:  http://www.brasilcultura.com.br/noticias/o-que-esta-por-tras-do-aue-contra-ana-de-hollanda/

Nenhum comentário: