domingo, 22 de maio de 2011

SEMANA DE DEBATES NA BAHIA SOBRE POLÍTICAS CULTURAIS

Secretário de Cultura da Bahia: Albino Rubim/Foto: Multicultura

Durante a semana de 23 a 27 de maio, três eventos dão a oportunidade ao público de Salvador de conhecer mais detalhadamente algumas das discussões em curso sobre a atualização das políticas culturais na Bahia e no Brasil. Dois deles são dedicados à área museológica: o primeiro, uma mesa-redonda de encerramento da 9ª Semana de Museus, propõe a discussão sobre a implantação do Instituto Baiano de Museus (IBAM) e, o segundo, apresenta o Plano Nacional Setorial de Museus no Fórum de Políticas Públicas. A semana de encontros é encerrada com o VII Ciclo de Debates sobre Políticas Pública, que vai abordar as atuais políticas culturais em andamento no Brasil e na Bahia, inclusive os novos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, com a presença de gestores públicos e parlamentares.

Na segunda (dia 23.05), uma mesa-redonda marca o encerramento da 9ª Semana de Museus, discutindo a implantação do Instituto Baiano de Museus (IBAM) com a participação do Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, da diretora de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC), Maria Célia Moura Santos, do Diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, do Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Júnior, e do Diretor de Processos Museais do IBRAM, Mário Chagas. O encontro acontece às 18h30 no Salão Nobre do Palácio da Aclamação. Em seguida, haverá a apresentação do grupo Chita Fina.

Na terça (dia 24.05). a museologia é também tema do IV Fórum de Políticas Culturais, que traz o Presidente do IBRAM, José do Nascimento Júnior, para apresentar os debates em torno do Plano Nacional Setorial de Museus na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 19h. O Fórum é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com o Ministério da Cultura.

Entre quarta e sexta-feira, o VII Ciclo de Debates tem como tema as atuais políticas culturais em andamento no Brasil e na Bahia, inclusive os novos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Participam deste evento o secretário-executivo do Ministério da Cultura Vitor Ortiz, o secretário de cultura Albino Rubim, a senadora Lídice da Mata e os deputados federais Alice Portugal, Emiliano José e Rui Costa. O Ciclo é um projeto que acontece anualmente, promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), em colaboração com o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). Com início sempre às 18h, as apresentações acontecem na sede do Conselho Estadual de Cultura, anexo ao Palácio da Aclamação.

Todos os eventos são abertos ao público, com entrada franca.

Nenhum comentário: