quinta-feira, 18 de agosto de 2011

3º Encontro Baiano de Museus reúne grandes nomes da museologia


Este ano o 3º Encontro Baiano de Museus leva para a cidade de Ilhéus o debate sobre “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural”. Nos dias 21, 22 e 23 de setembro grandes nomes da área museológica vão se reunir para trocar experiências e discutir políticas públicas que levem ao desenvolvimento e melhoria do setor. Em pauta também a implantação do Instituto Baiano de Museus (IBAM), uma das prioridades da Secretaria de Cultura do Estado.

Palestras, minicursos, além da reunião das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários fazem parte da programação, que terá no primeiro dia (21.09) um dos pontos altos do encontro. Neste dia será realizada a Conferência Setorial de Museus onde serão escolhidos os delegados do setor museológico que irão participar da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá no mês novembro.

Presidente do IBRAM, José do Nascimento Júnior

Durante os três dias de encontro, Ilhéus será palco de diálogos e reflexões qualificadas na área museológica. A abertura do encontro fica por conta do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça, do presidente do IBRAM, José do Nascimento Junior e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos. Em seguida, é a vez do superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, falar sobre o tema “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia”.

O segundo dia do encontro começará com a fala da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que traz na bagagem larga experiência na área de museus comunitários. Em seguida, Mario Chagas, diretor do IBRAM, apresenta o Programa de Inclusão Sociocultural que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. À tarde o professor Dr. Francisco Lima falará sobre o tema “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico”, mostrando os projetos e pesquisas que vem realizando na Universidade Federal de Pernambuco.

Convidada para ministrar o minicurso sobre Inclusão Social em Museus, a historiadora Gabriela Aidar apresenta sua experiência na Pinacoteca de São Paulo. A noite é a vez da Diretoria de Museus do IPAC, apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado.

Encerrando o evento, no dia 23, pela manhã, acontece a palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema “Museus e Inclusão Digital” e ao final do dia acontece a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas. Os interessados em participar do 3º Encontro Baiano de Museus tem até o dia 14 para efetuar suas inscrições através do link. Mais informações pelo telefone (71) 3117-6381.


NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO
71 3117 6445
JORNALISTA: CARINA GAZAR (71 -8855.8619)
ESTAGIÁRIA: LARISSA D’EÇA

Nenhum comentário: