sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DA FILARMÔNICA 2 DE JANEIRO


O músico Joilson Almeida (centro da foto) foi presenteado com uma bolsa de estudo da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes de Itapetinga, objetivando melhorar seus conhecimentos musicais tornando membro desta Instituição, integrando-se a Orquestra de Câmara Canto das Artes nos naipes metal e madeira, o que contribui para harmonizar não só a orquestra como também, sua própria vida, dando visibilidade ao seu trabalho.  

A referida orquestra, com 35 integrantes participou do 22º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora – MG.

Joilson, participou no festival de 03 cursos e apresentou em 03 orquestras, elevando o seu conhecimento musical. Mediante o seu desejo de crescer no campo da música, a Profª Áurea de Souza e a Maestrina Leniza Souza Santos patrocinaram sua participação no 22º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora – MG. Desta forma, os avanços e mudanças no campo da metodologia musical vai intensificando no Ponto de Cultura Filarmônica 2 de Janeiro de Canavieiras através de novas ações propostas.

No dia 22/08/2011 na Praça da Birindiba – Bairro Antônio Osório, foi realizada uma caminhada cultural dando enfoque à cultura popular. Para tanto, Pontos de Cultura se reuniram objetivando interagir pessoas, compartilhar saberes e dizeres num diálogo intercultural. Grupos envolvidos: Ponto de Cultura Filarmônica 2 de Janeiro – Canavieiras – BA - Território Litoral Sul;  Ponto de Cultura Fundação Movimento de Corais Canto das Artes – Itapetinga – BA – com Orquestra Folclórica da Terceira Idade -Território Médio Sudoeste;  Grupo Cultural Bumba Meu Boi / Burrinha Manhosa e Povos de Terreiro – Colônia de Una – Una-BA;  Grupo de Capoeira Clara-te – Canavieiras - BA;  Escolas Parceiras: Frederico Minervino e Casimiro Luiz Gomes.



A ação coletiva faz parte de  todo e qualquer trabalho objetivando o sucesso. Desta forma, a contribuição de todos envolvidos no processo foi relevante. Assim sendo, a participação da gestora cultural de Una e vice-presidente do FAEGSUL Maria da Conceição dos Reis Nunes, representantes do grupo de capoeira Clara-te Roberta Alena Alcântara Brandão,  Dian Franco dos Santos e o grupo das escolas assistidas foi bastante significativo.

O Ponto de Cultura Filarmônica 2 de Janeiro e Fundação Movimento de  Corais Canto das Artes vêm intensificando cada vez mais suas ações no sentido do compartilhamento com outros coletivos culturais. A partir da seleção pública no edital /2008 dos Pontos de Cultura (Secult/MinC) o Ponto de Cultura da Filarmônica 2 de Janeiro – Projeto Musicarte e do Ponto de Cultura Fundação Movimento de Corais Canto das Artes  Projeto -  Espalhando Artes, tem alcançado maior visibilidade causando satisfação por parte de todos que abraçam a causa cultural, diz  Profª. Áurea de Souza,  Coordenadora do  Projeto Musicarte da Filarmônica 2 de Janeiro e do Ponto de Cultura da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes.

Fonte e Texto: Áurea de Souza/Projeto Musicarte/Fundação Movimento de Corais Canto das Artes.

Nenhum comentário: