sexta-feira, 2 de março de 2012

COMEÇAM OS ENSAIOS DE CAPITÃES DO MORRO

Ao contrário do que muitos imaginam, "Capitães do Morro" não é uma releitura da obra Capitães de Areia, do renomado escritor Jorge Amado. A peça é um drama urbano que se passa em um Morro dominado pelo tráfico de drogas, sob o comando do traficante Cabeção. Depois, passa a ser liderado por Pedro Bala (apenas uma coincidência do personagem principal do livro de Amado).

Na história, Pedro Bala é Binho, que por sua vez se chama Fábio Augusto. "Pedro Bala" é o nome que ele se dá depois de ser obrigado a ler na escola Capitães de Areia. A professora numa ação discriminatória diz que ele, Binho, será como um dos meninos de rua. Revoltado, abandona a escola. Troca o nome para o do personagem do livro depois que sua mãe é assassinada por Cabeção.

"Capitães do Morro" tem estrutura narrativa que prima, em parte, pelo psicodrama. Não será um espetáculo que dará informações prontas. E, o mais surpreendente e inovador é que a peça terá três finais diferentes. O público poderá assistir o espetáculo três vezes e decidir qual o melhor final.

Os ensaios começam com as Leituras de Mesa, na próxima terça-feira, dia 06/03 e serão realizados no Sindicato dos Bancários, Casa Aberta, Academia de Letras e Fundação Cultural.

Nenhum comentário: