segunda-feira, 18 de junho de 2012

Teodorico Majestade reforça campanha em assentamentos



Enquanto candidatos ensaiam suas campanhas para as eleições municipais, o prefeito Teodorico Majestade investe no corpo-a-corpo pelos assentamentos sulbaianos. Mas, o protagonista da comédia do Teatro Popular de Ilhéus ao invés de pedir votos, pede consciência aos cidadãos na hora de ir às urnas. Nesse final de semana, o alcaide da fictícia cidade de Ilha Bela esteve nas comunidades rurais Ipiranga e João Amazonas.
No sábado (16), a trupe do Teatro Popular de Ilhéus visitou o assentamento Ipiranga, município de Una. Ocupada legalmente há mais de 14 anos, a localidade reúne 45 famílias, que possuem 21 hectares cada. Elas dedicam três hectares para o cultivo do cacau, três para pasto e 15 para preservação da mata.
A apresentação de Teodorico Majestade aconteceu na praça central do assentamento. A distribuição da plateia foi variada. Uns trouxeram cadeiras de casa, outros preferiram a sombra das árvores, mas a maioria se acomodou em carteiras cedidas pela escola, onde funcionou o cineclube para as crianças. “Foi um prazer ter um teatro aqui. Nunca tínhamos visto algo parecido”, declarou o produtor local, Juraci dos Santos Santana.
No João Amazonas, a apresentação foi na tarde de domingo (17). A localidade ilheense possui 75 famílias assentadas pelo INCRA há nove anos. A produtora local foi Ivonete Mara de Jesus Lima, uma apaixonada pelas artes. Ela já fez oficina de iniciação teatral e já levou crianças e jovens da localidade ao Teatro Municipal. “Através da cultura a gente se valoriza, se liberta das coisas ruins. Foi a primeira vez que um grupo teatral se apresentou aqui”, disse a popular Dona Onça.
Além de divertir, Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito também provocou o pensamento crítico no público. Para a presidente da associação de jovens e mulheres do João Amazonas, Maria Crispina Matos, o espetáculo é um alerta. “A peça é baseada na realidade. Devemos acordar e sabermos em quem estamos votando. Se não os políticos não trabalham direito, o povo tem mesmo é que tirar o poder deles”, declarou.
O projeto Teodorico - Circulação em Territórios de Assentamentos acontece graças ao Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Até o final de julho, serão percorridas 22 comunidades dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Canavieiras, Una e Santa Luzia. A iniciativa conta ainda com apoio da Coopercentrosul, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Floresta Viva.

            

Nenhum comentário: