quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CONSELHO DE CULTURA REALIZOU COM SUCESSO RODA DE EXPOSIÇÕES


Na primeira fila (da D para E) Adriana Ribeiro, Jabes, Cacá, Carmelita, 
Jorge Luiz e Coronel Santana atentos à exposição de Pawlo Cidade
 A I Roda de Exposições: Políticas Públicas de Cultura e o Município de Ilhéus que ocorreu na noite da última quarta-feira, 26, reuniu cerca de 180 pessoas no Ilhéus Hotel. A proposta, encabeçada pelo Conselho Municipal de Cultura, aglutinou os três candidatos ao Palácio Paranaguá nestas eleições. Todos, sem exceção, consideraram o encontro extremamente positivo e original. Não houve debate, apenas exposições, sobretudo dos prefeituráveis que tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema Municipal de Cultura, apresentado pelo escritor Pawlo Cidade e os instrumentos que o compõem, expostos por Gilsonei Rodrigues, presidente do CMC e André Luiz Rosa Ribeiro, Secretário Geral.

Os participantes elogiaram a metodologia e a objetividade do encontro permitindo que os candidatos focassem apenas seu plano de governo para a Cultura. A cada um foi cedido um tempo de dez minutos, após sorteio para a ordem das falas.


Gilsonei Rodrigues (foto acima) abordou logo no primeiro momento o Papel do Conselho Municipal de Cultura, salientando suas principais funções e caracterizando o processo de mudança que ocorreu desde a primeira lei de implantação do órgão em julho de 1989.

André Rosa, foi o responsável por apresentar uma cronologia das políticas públicas de cultura de Ilhéus no período entre 1987 até os dias atuais, fazendo referência aos baluartes locais como Pedro Mattos e Équio Reis.

Pawlo Cidade ao apresentar o Sistema Municipal de Cultura como um “guarda-chuva responsável por todos as instâncias e instrumentos que o compõem”, deteve-se na importância de cada um destes elementos e na reestruturação da Fundação Cultural de Ilhéus, sem os quais todo o processo estaria fadado ao fracasso.

Nas principais falas dos candidatos, Jabes Ribeiro (PP), além de apresentar um rol de projetos e programas que realizou em governos anteriores, salientou que para cumprir as metas, diretrizes e estratégias propostas pelo Plano e pelo Fundo Municipal de Cultura seria preciso ajustá-lo à máquina pública: “Se, sem uma estrutura como esta do SMC conseguimos fazer tudo isso, imaginem vocês com ela toda estruturada como está agora”, finalizou.

O candidato Jorge Luiz (PSOL) ao analisar cada uma das exposições do CMC disse que Cultura só se constrói com Sustentabilidade, por isso mesmo trataria todo o processo ali proposto como uma questão geradora, não só de emprego e renda, mas de fomento e valorização da cultura local, já proposto pelo PMC.

A candidata Carmelita Angela (PT) destacou o CPF (Conselho, Plano e Fundo) como sendo prioridade em seu governo. E lembrou também de diversos militantes culturais que lutaram pela construção vários equipamentos culturais do município. Concluiu abordando a metodologia apresentada pelo CMC e afirmando que daria mais autonomia a Fundação Cultural de Ilhéus.


Por fim, cada um dos prefeituráveis recebeu um CD com toda a Legislação Cultural do município para que servisse de orientação na elaboração de seus planos de gestão. Toda a condução do encontro foi coordenada pelo jornalista Jonildo Glória; Viviane Siqueira ficou na operação dos slides; José Delmo na intervenção artística; Maria Helena da coordenação do Espaço; Jorge Siqueira na assessoria de produção; além de expositores, Gilsonei Rodrigues e André Rosa foram responsáveis pela produção e Pawlo Cidade na elaboração do Método de Exposição da Roda.

A I Roda de Exposições contou com o apoio da Birô de Ideias, JackArts, Revele e Ilhéus Hotel.

Fotos: Tacila Mendes
Texto: Ascom

Nenhum comentário: