quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

GOVERNO VAI ACABAR COM A FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO (FUNCEB)?

Sede da Funceb no Pelourinho, em Salvador

Fomos surpreendidos hoje, pela manhã, ao ler o jornal A Tarde (Salvador) insinuar que a Fundação Cultural do Estado da Bahia, com seus 40 anos de existência, pode chegar ao fim. Na matéria que trata da nomeação de Zulu Araújo para a Fundação Pedro Calmon diz que "...ainda há uma indefinição quanto ao futuro da Fundação Cultural do Estado (Funceb), que será discutida entre Portugal e Rui Costa. A proposta estudada pelo secretário é a de extinguir o órgão e transferir para a Pedro Calmon todos os seus projetos e atribuições..."

Não posso afirmar se será um tiro no pé, caso Jorge Portugal e Rui Costa avancem com essa ideia. Mas é preciso pesar muito, já que a Funceb contribuiu e continua contribuindo muito com as artes no Estado da Bahia.

De pronto, a Secult lançou uma NOTA DE ESCLARECIMENTO, repudiando a afirmação do jornal. Vamos acompanhar o desfecho desta história. Em Ilhéus, tivemos algo semelhante quando depois de muitos anos, a Fundação Cultural de Ilhéus foi extinta através de decreto de lei.

Nenhum comentário: