sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

OITO PROPOSTAS SÃO CONTEMPLADAS PELO PROJETO CALENDÁRIO DA CAPOEIRA


Oito propostas foram escolhidas para o Projeto Calendário da Capoeira, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Teatro Popular de Ilhéus, com o objetivo de oportunizar à população ilheense um maior acesso a esse tipo de arte. A comissão foi composta por Ciro Nonato dos Santos Filho, representante da Câmara de Cultura Popular do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, Marivaldo da Silva Santos, representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no Litoral Sul, e por Gilmário Rodrigues Santos, representante da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Foram selecionadas propostas apresentadas por grupos e mestres, sendo quatro de pequeno porte e outras quatro de médio porte. Com prêmios nos valores máximos de R$ 2.300, para projetos de médio porte, e de R$ 1.300, para propostas de pequeno porte. Os trabalhos aprovados vão desde batizados de capoeira, capacitações a roteiros e circuitos de apresentações.

Foram contemplados os seguintes projetos: Grupo 1, de pequeno porte, Capoeira – Elemento de Cidadania e Juventude, Projeto Intercâmbio Cultural, Capoeira Angola Mucumbo e Festival Ilheense de Capoeira. Já as propostas selecionadas do Grupo 2, de médio porte, foram: Projeto Ilheense de Capoeira, Berimbau Que me Chama e Brincadeira de Capoeira, IV Encontro Baiano de Capoeira e XV Batizado e Troca de Corda e Mostra Cultural Lua Branca.

Os premiados deverão realizar suas propostas conforme apresentadas no Formulário de Inscrição, além de apresentar um Relatório de Atividades, ao término do projeto. Todos os trabalhos terão acompanhamento da Secult durante o período de execução. Os projetos serão realizados por meio de contrato firmado com o Teatro Popular de Ilhéus, conforme o processo de inexigibilidade 11608/14.

Patrimônio - Uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil e reconhecidas no mundo, a Roda de Capoeira recebeu, em Novembro de 2014, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Após votação durante a 9ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, a Roda de Capoeira ganhou oficialmente o título.

A iniciativa do calendário tem o incentivo do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que considera a capoeira “parte da cultura principalmente da Bahia e uma marca da resistência dos negros”.

Fonte: Ascom/Ilhéus

Nenhum comentário: