sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SEM PLANEJAMENTO NÃO HÁ COMO DIVULGAR SEU TRABALHO, NÃO HÁ COMO TORNÁ-LO CONHECIDO



O XIS DA COMUNICAÇÃO
Por Mônica Herculano

Dizer que o modo como a informação circula hoje em dia mudou já virou clichê. Falar das novas tecnologias, da possibilidade de qualquer pessoa ser um comunicador para as massas, das mudanças nas relações entre marcas e público, já faz muita gente pedir encarecidamente: “Ok, mas qual é a novidade?”.

No entanto, por mais que a comunicação esteja facilitada, comunicar bem ainda é algo que nem todos conseguem. E na área cultural, muitos produtores e artistas ainda se atrapalham quando precisam definir o quê e como fazer para divulgar seus trabalhos.
“Houve um tempo em que os cadernos de cultura pautavam as grandes gravadoras”, lembrou o jornalista Alexandre Matias na abertura da mesa sobre comunicação no mercado da música, durante a Semana Internacional de Música de São Paulo, em dezembro passado. Hoje em dia, quando grandes gravadoras já não são mais tão importantes, e com o declínio da mídia impressa, isso mudou. No entanto, ainda é importante.

Para Francine Ramos, produtora e assessora de imprensa, o artista quer reconhecimento do público, mas também da crítica. “Mesmo com as redes sociais cheias, ele quer um aval do especialista”, afirmou no debate. Além disso, a maioria dos contratantes quer o aval de um grande veículo. “Isso faz crescer os olhos dele, embora ser capa de uma Ilustrada já não garanta mais casa cheia.”

A jornalista e também assessora de imprensa Nathalia Birkholz lembrou que o mailing da agênciaInker – que trabalha com diversos artistas independentes e festivais nacionais e internacionais – mudou nos últimos quatro anos. Incluiu agências de conteúdo e de publicidade, por exemplo. “Hoje não basta mais falar apenas com a imprensa, tem que falar com o cara que forma opinião no meio musical, os blogs especializados e, especialmente, as agências de conteúdo”, afirmou.

Daí que a divulgação de um novo trabalho vira um trabalho de formiguinha. “Sair em um blog muitas vezes abre para outro. Aí isso vai crescendo e às vezes chega no grande”, disse Francine. Mas para chegar no grande, é preciso haver planejamento. “Criar uma banda com um conceito, formar o trabalho, é muito importante pra conseguir o sucesso. Tem um trabalho de base a ser feito”, lembrou Matias.

Planejamento - Para Nathalia, além do trabalho de base, é preciso ter um trabalho de equipe: empresário, produtor e assessor dedicados. Ela lembrou que, se para o patrocinador ainda importa que o artista esteja na grande mídia, para o fã não. Então o planejamento deve prever quem se quer atingir.


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