O XIS DA COMUNICAÇÃO
Por Mônica Herculano
Dizer que o modo como a
informação circula hoje em dia mudou já virou clichê. Falar das novas
tecnologias, da possibilidade de qualquer pessoa ser um comunicador para as
massas, das mudanças nas relações entre marcas e público, já faz muita gente
pedir encarecidamente: “Ok, mas qual é a novidade?”.
No entanto, por mais que a
comunicação esteja facilitada, comunicar bem ainda é algo que nem todos
conseguem. E na área cultural, muitos produtores e artistas ainda se atrapalham
quando precisam definir o quê e como fazer para divulgar seus trabalhos.
“Houve um tempo em que os
cadernos de cultura pautavam as grandes gravadoras”, lembrou o jornalista
Alexandre Matias na abertura da mesa sobre comunicação no mercado da música,
durante a Semana
Internacional de Música de São Paulo, em dezembro passado. Hoje em dia,
quando grandes gravadoras já não são mais tão importantes, e com o declínio da
mídia impressa, isso mudou. No entanto, ainda é importante.
Para Francine Ramos, produtora e
assessora de imprensa, o artista quer reconhecimento do público, mas também da
crítica. “Mesmo com as redes sociais cheias, ele quer um aval do especialista”,
afirmou no debate. Além disso, a maioria dos contratantes quer o aval de um
grande veículo. “Isso faz crescer os olhos dele, embora ser capa de uma
Ilustrada já não garanta mais casa cheia.”
A jornalista e também assessora
de imprensa Nathalia Birkholz lembrou que o mailing da agênciaInker – que trabalha
com diversos artistas independentes e festivais nacionais e internacionais –
mudou nos últimos quatro anos. Incluiu agências de conteúdo e de publicidade,
por exemplo. “Hoje não basta mais falar apenas com a imprensa, tem que falar
com o cara que forma opinião no meio musical, os blogs especializados e,
especialmente, as agências de conteúdo”, afirmou.
Daí que a divulgação de um novo
trabalho vira um trabalho de formiguinha. “Sair em um blog muitas vezes abre
para outro. Aí isso vai crescendo e às vezes chega no grande”, disse Francine.
Mas para chegar no grande, é preciso haver planejamento. “Criar uma banda com
um conceito, formar o trabalho, é muito importante pra conseguir o sucesso. Tem
um trabalho de base a ser feito”, lembrou Matias.
Planejamento - Para
Nathalia, além do trabalho de base, é preciso ter um trabalho de equipe:
empresário, produtor e assessor dedicados. Ela lembrou que, se para o
patrocinador ainda importa que o artista esteja na grande mídia, para o fã não.
Então o planejamento deve prever quem se quer atingir.
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