terça-feira, 1 de dezembro de 2015

III ENCONTRO DE POLÍTICA E GESTÃO CULTURAIS ABRE INSCRIÇÕES


Evento  que tem como objetivo discutir as políticas culturais na Bahia  será realizado de 16 a 18 de dezembro em Juazeiro

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o III Encontro de Política e Gestão Culturais. O evento acontecerá  nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2015,  no Centro de Cultura João Gilberto –  espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado  em Juazeiro,  território de identidade do  Sertão do São Francisco. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (30/11) até o dia 11/12, através do formulário eletrônico disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).
Além de mesas-redondas e painéis expositivos, o Encontro receberá edições de fóruns específicos,  com cinco segmentos de agentes culturais: o VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; o III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia; o I Fórum de Gestores Sociais de Cultura; e o I Fórum de Espaços Culturais da Bahia. Durante o evento, acontecerá, ainda, a posse dos Colegiados de Gestão  Participativa dos Espaços Culturais da SecultBA, conforme previsão da Portaria 338/2014.
Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, a organização da cultura não pode prescindir da realização de encontros como este. “Imagine os agentes da Bahia inteira juntos, pensando cultura, debatendo, discutindo, trazendo os seus exemplos e sugerindo novos caminhos e melhorias nas atuais estratégias. A Bahia não pode ficar sem isto. Esse caldeirão de ideias só faz bem para a gestão da cultura na Bahia”, afirma.
O superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, destaca o caráter democrático, participativo e formativo do evento. “Quem vai ao Encontro de Política e Gestão, além de ter oportunidade de contribuir e participar diretamente das formulações das políticas culturais da Bahia, tem a oportunidade de aprender e se qualificar com grandes pensadores e formuladores de políticas culturais no Brasil”, explica. O superintendente lembrou, ainda, que foi a partir de encontros desta natureza, e da  participações da sociedade civil, que a Bahia conseguiu avanços nas políticas culturais, a exemplo da Lei Orgânica e do Plano Estadual de Cultural.
O III Encontro de Política e Gestão Culturais é uma realização da SecultBA, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Redes - Cada um dos fóruns que compõem a programação do III Encontro de Política e Gestão Cultural terá uma pauta específica. O VIII Fórum de Dirigentes Culturais vai realizar a Assembleia dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e construir o Plano de Trabalho para 2016. Este mesmo caminho será seguido pelo III Fórum de Legisladores Culturais. Já os Conselhos de Cultura vão discutir estratégias de fortalecimento do Fórum de Conselhos. Enquanto os Fóruns de Gestores Sociais da Cultura e de Espaços Culturais, ambos estreando no evento, vão discutir a formação de suas redes.
Ponto comum entre as pautas dos fóruns estão os assuntos relacionados ao desenvolvimento das políticas culturais, em especial, das políticas territoriais e dos sistemas municipais de cultura. O evento prevê,  ainda,  a apresentação de grupos artísticos durante a programação. Ao final das atividades, o III Encontro de Política e Gestão Cultural  deve  apresentar alguns resultados como a reforma do Estatuto da ADIMCBA e a construção do planejamento estratégico dos Fóruns de Conselhos e de Legisladores.

Histórico – O Encontro de Gestão e Política Cultural foi realizado pela primeira vez em 2013, na cidade de Feira de Santana, Território do Portal do Sertão. Na edição inicial estiveram reunidos dirigentes e conselheiros municipais de cultura.  A ideia foi bem aceita pelos agentes culturais de cultura e, em 2014, o Encontro voltou a acontecer naquele município, com um formato maior. Este ano, já com formato consolidado e inserido no calendário das políticas culturais da Bahia, o Encontro será realizado em Juazeiro, promovendo a territorialização das ações e  agregando a participação de cada vez mais gestores de cultura,   espaços culturais e formadores de opinião.

III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia
Inscrições: De 30/11 a 11/12/2015 através do formulário disponível no site da SecultBA
Quando: Dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2015
Onde: Centro de Cultura João Gilberto - Rua José Petitinga, s/nº, Santo Antonio (Juazeiro – BA)
Mais informações:
Telefone: (71) 3103-3441
Realização: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442

Adriana Jacob – (71) 99983-5278 – adriana.jacob@cultura.ba.gov.br
Maria Luísa Gouveia - (71) 99154-3321 – maria.luisa@cultura.ba.gov.br


Nenhum comentário: