quarta-feira, 20 de abril de 2011

DIA DO PONTO EM ILHÉUS

Pawlo Cidade, Maurício, Alessandra, Lula, Letto, Conceição, Áurea e Francesca

Pontos de Cultura do Território Litoral Sul da Bahia estiveram reunidos no último dia 18 de abril na Fundação Cultural de Ilhéus para discutir e aprovar diversos assuntos de interesse dos pontos conveniados com o Governo do Estado da Bahia. A reunião contou com a presença do Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus/Presidente FAEGSUL, Maurício Corso, do Representante Territorial da SECULT/BA, Anderson Silva, do Escritor e Produtor Cultural/Vice-presidente FAEGSUL, Pawlo Cidade, da Coordenadora de Cultura da Cidade de Una, Conceição Reis, da Coordenadora dos Pontos de Cultura Canto das Artes e Filarmônica 02 de Janeiro, das cidades de Itapetinga e de Canavieiras, Áurea de Souza, da Coordenadora do Ponto de Cultura Tribo das Libélulas da cidade de Itacaré, Francesca Maninni, da Representante do Ponto de Cultura Canto Coral/UESC e Secretária do FAEGSUL, Alessandra Almeida, da Coordenadora da Casa de Arte Baiana/Ilhéus, Nilda Maria Moreno, do Coordenador do Ponto de Cultura Centro de Artes Integradas de Ilhéus, Letto Nicolau e do Coordenador do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense, Lula Dantas.

O encontro foi marcado pela discussão da Lei Cultura Viva e do planejamento dos Coletivos Culturais do Território Litoral Sul para o ano de 2011. O Projeto de Lei n. 757/2011 Cultura Viva está sendo proposto pela Deputada Federal Jandira Feghali (PC do B). O Projeto é vinculado ao Plano Nacional de Cultura e estabelece normas para seu funcionamento e dá outras providências. Entre os principais objetivos está o de Garantir o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos brasileiros, dispondo-lhes os meios e insumos necessários para produzir, gerir e difundir iniciativas culturais (Artigo 2., I) e o respeito à Cultura como direito de cidadania, a diversidade cultural como expressão simbólica e como atividade econômica.

A abertura foi realizada por Lula Dantas (ACAI), representante da CNPdC - Confederação Nacional dos Pontos de Cultura, que fez um breve relato das ações desenvolvidas pela CNPdC com vistas a implementar uma gestão compartilhada, com a implementação do sistema de comunicação onde tod@s podem participar das discussões da rede. Ressaltou a importância da participação da Sociedade nesse debate e o papel protagonista dos Pontos de Cultura conveniados ou que pretendam se conveniar nessa luta pelos direitos culturais e pela aprovação da Lei Cultura Viva, tornando o Programa Pontos de Cultura como política pública de Estado, reconhecendo os saberes e fazeres tradicionais do Povo Brasileiro, legitimamente representado no Programa Cultura Viva.

Na oportunidade foi iniciada oficialmente a coleta de assinaturas para a aprovação da Lei Cultura Viva e a distribuição de material de divulgação e decidiu-se que a data de 18 de abril ficará conhecida como o Dia do Ponto. Assim, todos os anos um Ponto do Território vai sediar o evento nesta, celebrando os avanços e discutindo melhorias para o Programa. Em seguida, acordaram que a realização da Teia Litoral Sul será no segundo semestre de 2011, com o Tema A Lei Cultura Viva, para a qual será criado um projeto pelo grupo de trabalho instituído por voluntários.

Fonte: http://pontosdecultura.org.br/noticias/dia-do-ponto-em-ilheus-ba/

Nenhum comentário: