terça-feira, 1 de novembro de 2011

Itabuna recebe projeto Rodin Itinerante no Centro de Cultura Adonias Filho



O Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, vai sediar a quarta edição do Projeto Rodin Itinerante a partir do dia 3 de novembro data que o Palacete das Artes Rodin Bahia inaugura às 19h a mostra composta de 30 painéis com fotos plotadas a partir da exposição “Auguste Rodin, Homem e Gênio” que veio de Paris e está em cartaz no Palacete.

O projeto Rodin Itinerante foi concebido para promover a territorialização das ações do museu, levando ,inicialmente,para seis cidades do interior baiano a arte escultórica de Auguste Rodin na busca de proporcionar maior acessibilidade à arte do mais famoso escultor contemporâneo do mundo, cujas obras estão expostas no Palacete das Artes Rodin Bahia.

A mostra “Auguste Rodin: Homem e Gênio” já foi visitada por aproximadamente 200.000 pessoas de todas as partes do Brasil, e do exterior, permanece até 2012 no Museu Rodin Bahia, na rua da Graça, proporcionando um vasto programa de ações educativas sucessivas e gratuitas, das quais fazem parte as Oficinas de Arte e Cerâmica, os projetos Diálogos nas Artes e na Música, Memórias do Palacete e Re-lendo Rodin.

A primeira etapa do Projeto Rodin Itinerante aconteceu em Santo Amaro da Purificação, no Solar Paraíso, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Secult/BA. A segunda no Centro de Cultura de Porto Seguro seguindo depois para o Centro de Cultura Amélio Amorim de Feira de Santana, todas com visitação massiva da população, em especial  de educadores e alunos das escolas daquele município e distritos vizinhos.

Este projeto desenvolvido pelo Palacete das Artes Rodin Bahia faz parte do programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do IPAC, de promover um diálogo constante de arte e cultura com a população do interior, através de atividades culturais e sócio–educativas, desta vez tendo como base a arte do maior escultor francês de todos os tempos.

Em Itabuna, a exposição Rodin Itinerante ficará aberta ao público das 8h às 18h no Centro de Cultura Adonias Filho até o dia 1°de dezembro. As escolas podem agendar visitas guiadas de seus alunos na sede do Centro Adonias Filho na Praça José Almeida Alcântara, Jardim do Ó, Centro ou pelo telefone (73) 3211-6429.

PROJETO EXPÕE PAINÉIS

Na exposição itinerante serão expostos 30 painéis com fotos de Adam Rzepka, Jean de Calan, Solange Rossini e Nelson Kon,  das principais obras do acervo de Rodin na Bahia, entre elas “O Pensador”, “EVA”, “Homem que Anda”, “Avareza e Luxúria”, “O Beijo”, “A Meditação”, “A Mártir”.

Como parte da estratégia do Projeto, serão distribuídas na rede escolar de cada município, cópias de DVD que conta a história do Palacete das Artes, além de folhetos, livretos e cartilhas que falam sobre Auguste Rodin e a genial concepção de sua arte.

SERVIÇO
O QUE: Projeto Rodin Itinerante em Itabuna
ONDE: Centro de Cultura Adonias Filho à Praça José Almeida Alcântara, Jardim do Ó
s/n° – Centro – telefone ( 73 ) 3211 -6429
QUANDO: De 03 de novembro a 1° de dzembro das 8h às 18h
REALIZAÇÃO: Palacete das Artes Rodin Bahia / DIMUS / IPAC / SECULT BA
Co- produção: EXPO EVENTOS

Nenhum comentário: