quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SECULT VAI INVESTIR MEIO MILHÃO DE REAIS EM PROJETOS CULTURAIS NO LITORAL SUL

Festival de Dança de Itacaré/Foto: Márcio Lima
Dos 838 projetos inscritos na Demanda Espontânea do Fundo de Cultura deste ano, 609 foram habilitados e 216 projetos aprovados. Destes, 08 (oito) serão realizados no Território Litoral Sul, totalizando um investimento de R$ 590.000,00 (quinhentos e noventa mil reais). “Se levarmos em conta os 26 municípios do Território e a multiplicidade das ações culturais desenvolvidas esse percentual é muito baixo e não corresponde a 31% das cidades”, afirma o presidente do FAEGSUL – Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul - e Assessor da Fundação Cultural de Ilhéus – Pawlo Cidade. E completa: “A situação ainda é mais agravante ao constatar que dos oito projetos que serão realizados no Litoral Sul, apenas metade deles é proposta por Agentes Culturais do próprio território”.

O Território Litoral Sul é carente em qualificação e capacitação profissional em Cultura. Seja na área de gestão ou elaboração de projetos a dificuldade é sempre a mesma: faltam profissionais. Prova desta necessidade está nos projetos criados durante II Conferência Territorial de Cultura, realizada em Ilhéus no mês passado. Das 22 propostas apresentadas, 09 tratavam do tema qualificação e profissionalização dos envolvidos no processo cultural.

Atualmente, apenas um projeto de qualificação percorre o Território: o FORTEATRO-SUL, cujo foco principal recai sobre a atividade teatral. O projeto, com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia foi vencedor do Edital Territórios Culturais de Identidade e irá atuar em dezessete municípios. “Nossa intenção primeira foi de atingir as 26 cidades, mas os recursos não foram suficientes para atingir este objetivo. Daí, tivemos que “cortar” sete municípios, declara Letto Nicolau, um dos coordenadores do projeto.

Os projetos aprovados para serem desenvolvidos no Litoral Sul foram: Capitães do Morro (Ilhéus), Festival de Dança Itacaré-Ano III (Itacaré), Festival de Teatro da Costa do Descobrimento (Eunápolis), II FECIBA – Festival de Cinema Baiano e Pixelando: Ciclo de Oficinas de Audiovisual (Itabuna), II MUSA – Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual, Intercâmbio da Cultura da Infância e Occa Digital (Salvador).


Texto: Associação Comunidade Tia Marita

Nenhum comentário: