segunda-feira, 23 de abril de 2012

METAS DO PLANO NACIONAL DE CULTURA SERÃO ACOMPANHADAS PELO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS



Criado para formular planos de ações de acompanhamento e aferição de cada uma das metas contidas no Plano Nacional de Cultura (PNC), o grupo de trabalho composto por representantes de todas as secretarias e instituições vinculadas ao Ministério da Cultura se reuniu nesta quinta-feira (19/4), em Brasília, para traçar estratégias conjuntas para o  monitoramento da implantação do PNC.

As 53 metas constituídas ao longo de 2011 expressam o compromisso com os principais temas das políticas públicas de cultura, como reconhecimento e promoção da diversidade cultural, educação e produção de conhecimento, ampliação e qualificação de espaços culturais, fortalecimento institucional e articulação federativa, participação social, desenvolvimento sustentável da cultura, e mecanismos de fomento e financiamento.

Um dos mecanismos importantes no processo de aferição das metas do PNC será a implementação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Essa ferramenta disponibilizará dados e informações referentes ao setor cultural brasileiro e, a partir desses dados, será possível formular séries históricas e monitorar os avanços registrados  em um determinado segmento cultural ou nas políticas culturais como um todo, entre outras aplicações.

O grupo de trabalho já tem mais duas reuniões agendadas: em agosto, para implementação da metodologia de monitoramento do PNC,  alimentação do SNIIC e elaboração dos planos setoriais; e em novembro, para avaliação dos trabalhos e ajustes finais. Caso seja necessário, poderão ser convocadas reuniões extraordinárias.

*Com informações do site do MinC

Nenhum comentário: