sábado, 17 de maio de 2014

BAHIA VAI RECEBER RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE CULTURA. MUNICÍPIOS QUE JÁ IMPLANTARAM O SMC TERÃO PRIORIDADE.


No começo da semana, durante o Seminário de Gestão e Políticas Culturais em Feira de Santana, Bahia, tive a oportunidade de perguntar ao secretário estadual de cultura, Albino Canelas Rubim, após sua brilhante palestra sobre as políticas públicas de cultura no Brasil, se a Bahia fosse contemplada no edital de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, como seriam escolhidos os Municípios que receberiam uma parcela dos 30 milhões do prêmio e ele disse: "Certamente daremos prioridade aos Municípios que já estejam com seus Sistemas Municipais de Cultura implantados." E, não é que todos os projetos apresentados pela Secult/BA foram contemplados?

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI / MinC), divulgou na última sexta (16) o resultado final das listas dos habilitados no 1º Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC). 

A partir deste momento, todos os projetos habilitados serão analisados pela Comissão de Avaliação e Seleção do Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, constituída pela Portaria nº 1, publicada seção 2, página 6 do DOU no dia 14/05/2014.

A Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura vai possibilitar o repasse de recursos via Fundo Nacional de Cultura para Estados que completaram todo o processo de adesão ao SNC. Todos os Estados brasileiros e mais de 2100 municípios já assinaram, porém, nem todos completaram os trâmites.

Nesta primeira leva de recursos, serão contemplados, os Estados que assinaram a adesão e já cumpriram as próximas etapas pós-assinatura. O total de recursos disponibilizados será de R$30 milhões e serão distribuídos através de 3 eixos: Promoção da Diversidade Cultural Brasileira, com foco em culturas populares e culturas tradicionais; Fomento à Produção e Circulação de Bens Culturais; Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais, entre eles, museus, teatros e centros culturais.

Confira pelo Salic Web, no Espaço do proponente, o motivo da inabilitação. Acesso pelo portal do Ministério da Cultura.

Conheça aqui os projetos aprovados da Secult/BA:


Mais informações aqui.

Texto: Ascom /MinC, com alterações deste blog.

NOTA DO BLOG

Todos os projetos apresentados pela SECULT/BAHIA foram aprovados. Isto significa que os Municípios que já estão com seus Sistemas Municipais de Cultura concluídos serão também beneficiados. Parabéns Albino Rubim e toda equipe da Secult que elaborou as propostas selecionadas.


O SNC de Cultura, via FNC - Fundo Nacional de Cultura, começa a ganhar corpo e força, ou seja, RECURSOS, para se tornar uma realidade neste país. 

Acorda Litoral Sul. Vamos finalizar estes Sistemas Municipais. Sai do gabinete, vai pra Câmara de Vereadores, pressiona o prefeito. Ou vocês acham que as coisas vão cair do céu?

Nenhum comentário: