sábado, 16 de agosto de 2014

OFICINA DE TEATRO EM ITAJUÍPE IRÁ DESVELAR PROCESSO CRIATIVO NO CASARÃO DA PRAÇA


Para que existe o Teatro? Para a plateia? Para o texto? Para a técnica? O Teatro existe para o ator, sem o qual não pode absolutamente existir. Afinal, o que é leve? O que é insustentável no processo de criação? O Teatro tem um palco. Um palco insustentável e leve. Entre pedaços de papel, cenas improvisadas, gestos inúteis, marcações despropositadas, surge o personagem. “É necessário uma desconstrução para então, e somente então, construirmos.” A construção é um processo de evolução. A oficina “A Insustentável Leveza do Palco” que será ministrada na próxima semana no Município de Itajuípe é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itajuípe.
A oficina de interpretação teatral para atores e não atores é baseada em três momentos conceituais de expressão intitulados de “desvelamento”, parte do processo que consiste na experiência criativa, no processo de descoberta, desvelamento,aprovação e desaprovação, técnicas e fisicalização. Este primeiro encontro tem como ponto de partida os jogos de improvisação, baseados no legado de Viola Spolin.
O segundo momento é chamado de “corpo poético”, momento de compreender as linguagens do gesto. Neste encontro o aluno-ator compreende que o discurso é substituído por um gesto e que o corpo permite múltiplas expressões. A pantomima de Jacques Lecoq fundamenta este encontro; e por fim a “construção da personagem.” Aqui o participante descobre que o ator está nitidamente separado de sua personagem, é apenas seu executante e não sua encarnação a ponto de dissociar, em sua atuação, gesto e voz. Esta simbiose entre personagem e ator é que causa as maiores dificuldades na análise da personagem. Esta é a proposta deste terceiro momento, fundamentado no sistema Stanislavski.
A oficina será dirigida por Pawlo Cidade, ator e diretor de teatro, presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, membro da Academia de Letras de Ilhéus, escritor, pedagogo, educador ambiental, especialista em projetos e gestão cultural e autor de mais de 30 espetáculos de teatro.

SERVIÇO

O quê? Oficina de Teatro: A insustentável leveza do palco.
Quando? 22, 23 e 24 de agosto de 2014
Onde? Casarão da Praça, Itajuípe, Bahia.
Horário? Dia 22, das 14h às 18h; Dias 23 e 24, das 8h às 12h; 13h30 às 17h30.

Quanto? Gratuito. Vagas limitadas.

Nenhum comentário: