sábado, 18 de junho de 2011

MEMÓRIAS DO RIO CACHOEIRA


A História nos lembra que, muitas vezes, as cidades tem um rio cujas águas garantem a vida humana ao seu redor. Para celebrar e registrar as Memórias do Rio Cachoeira (MRC), rio que banha Itabuna (sul da Bahia), está sendo realizado um projeto com este mesmo nome. Para isso, três linguagens serão utilizadas: a poesia de autores itabunenses, a música da banda Manzuá e um documentário áudio-visual realizado pela parceria entre o NúProArt e a Panorâmica Produções.

A proposta é transformar 12 poemas de autores da cidade em canções que irão compor dois produtos finais: um CD com todas as faixas na íntegra e um documentário que as traz como trilha sonora. A escolha dos poemas já foi feita e conta com obras de Daniela Galdino, Ruy Póvoas, Cyro de Mattos, Iana Carolina e Lorenza Mucida, dentre outros.

A tarefa de musicá-los é da banda Manzuá, outro fruto da arte grapiúna. O grupo é atuante no cenário musical da região, já ganhou vários prêmios e participou de inúmeros eventos universitários e culturais.

Cinco músicos dividem o palco na atual formação, que está solidificada desde 2009: Laísa Eça e Brisa Aziz (vocais), Marcelo Weber (baixo e violão), João Solari (guitarra e violão) e Mither (voz, bateria e percussão).

O nome Manzuá faz alusão à história da região sul da Bahia, pois denomina um engradado artesanal de pesca usado na captura de pitu e camarão. Sendo assim, a banda já nasceu com alma de rio, trazendo consigo uma sonoridade distinta, que reflete uma gama de gêneros, como o maracatu, blues, ijexá, reggae, queto, funk, samba-rock, rock, além de utilizar largamente a linguagem poética em suas apresentações.

O CD está em fase de pré-produção, com ensaios periódicos da banda para acertos finais dos arranjos. O MRC também prevê a gravação de um documentário sobre aspectos da história do rio e a sua relação com a história de Itabuna. O documentário está em fase de produção de roteiro e a gravação tem início no segundo semestre deste ano.

O Memórias do Rio Cachoeira visa contribuir para o enriquecimento do acervo áudio e visual local. É uma realização do Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), da Panorâmica Produções e da banda Manzuá.  É vencedor do edital nº 05/2009 de Apoio a Produção de conteúdo em música no Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura - SECULT, Fundo de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB.

Contribua com o acervo das Memórias do Rio Cachoeira, acesse: www.memoriasdocachoeira.blogspot.com

Nenhum comentário: