quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conexão Vivo abre edital nacional de projetos incentivados


Dando continuidade à política de formação de redes e ações transformadoras no setor musical, o Conexão Vivo abre edital para o seleção de projetos culturais a serem patrocinados em 2012 e integrados à plataforma do programa. De 22 de novembro até 16 de dezembro, pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever por meio do portal.

Visando democratizar o acesso e distribuir os recursos por todo o país, serão financiados projetos de pequeno e médio porte. Para os projetos de pequeno porte, o orçamento total deverá ser igual ou inferior a R$ 100 mil. Os projetos de médio porte poderão ser contemplados desde que seu orçamento total se enquadre entre R$ 100 mil e R$ 800 mil, incluindo recursos incentivados e contrapartida obrigatória, quando for o caso.

Serão selecionados projetos a serem financiados por meio das Leis Estaduais de Incentivo à Cultura (LEICs) e Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As ações dos projetos poderão ser realizadas em todo o território nacional ou em outros países, a partir de 2012, atendidas as exigências da legislação. Cada proponente poderá inscrever até 3 (três) projetos, em inscrições separadas, em quaisquer áreas ou subáreas do Edital.

Os projetos somente serão aceitos mediante cadastramento no portal, com a criação de um perfil, preenchimento da ficha de inscrição e upload dos arquivos solicitados. Os pedidos que cumpram todos os requisitos recebem confirmação com um número de protocolo. Todo o processo é online, não exigindo envio de material físico.

O Edital Nacional de Projetos Incentivados está em seu segundo ano. A versão 2010/2011 surgiu da proposta de ampliar o programa pulverizando ainda mais seus territórios de atuação e fomentar novas parcerias e ideias. Foram ao todo 163 projetos de sete estados brasileiros, selecionados pelo edital e por escolha direta. Somadas as categorias contempladas, estão 36 projetos de gravação de CD e DVD com shows de lançamento, 58 projetos de circulação de shows e turnês, 23 festivais e mostras musicais, 6 projetos de pesquisa, formação e qualificação, 22 projetos estruturantes (que funcionam como suporte e documentação das ações da rede) e 18 outros projetos que vão resultar em apoio a estúdios, programas de rádio e TV, distribuição, documentários, blogs, sites e portais. Com esse desenho final, o Conexão Vivo se constitui como o mais abrangente e diversificado programa musical do país.

Dentre os contemplados na edição anterior do Edital Conexão Vivo, estão projetos como a Orquestra Imperial (RJ), Orquestra Rumpilezz (BA), os shows das cantoras Sílvia Machete (RJ) e Fernanda Takai (MG), o Centro de Educação Musical do Uakti (MG), o novo CD da banda Madame Saatan (PA), o espetáculo Alma Lírica Brasileira de Mônica Salmaso e Nelson Ayres (SP), o Circuito Cultural da Ribeira em Natal (RN), e Circuito Fora do Eixo, o Circuito de Festivais de Música da Bahia, o portal MúsicaParaense.Org, a manutenção da Escola de Música Bituca (MG), a Discoteca Pública de Minas Gerais e o estúdio do Ilê Aiyê (BA).
“O grande volume de inscrições recebidas e a presença de selecionados de sete estados foram resultados da atuação já consolidada do Conexão Vivo, que encontrou parcerias de qualidade com produtores culturais e artistas nestas regiões. Contamos ainda com um cenário favorável e qualificado quanto à gestão pública das Leis de Incentivo estaduais, que permite uma ótima parceria público-privada para a ampliação de investimentos e desenvolvimento do setor cultural” avalia Marcos Barreto, gerente de Cultura e Sustentabilidade da Vivo.

Áreas de atuação

O Edital de Projetos Incentivados – Conexão Vivo 2011 têm grande abrangência quanto aos tipos de projetos a serem apoiados. Entre as 12 categorias previstas no edital, estão: pesquisa; formação e qualificação do setor musical; estúdio; produtos em CD, DVD e LP; distribuição (formas de distribuição musical física, digital, remunerada e para fins de divulgação); veiculação (programas de rádio, TV, web e para dispositivos móveis); blogs, sites e portais (criação e manutenção); comercialização de produtos; circulação de shows e turnês; festivais e mostras; feiras; premiações e ainda registros audiovisuais (longas, médias e curtas-metragens em formato de documentário ou ficção), entre outras.
A abrangência da área do audiovisual refere-se a produção de conteúdo e exibição de registros relacionados à música por meio de curtas, médias e longas metragens, bem como a produção de videoclipes, registros em DVDs musicais, filmes de animação e afins. A exibição dos produtos resultantes poderão ser viabilizadas em todos os meios (web, celular, TV, cinema etc.) e/ou transformada em produtos de comercialização direta ao consumidor final.

Mais três editais específicos serão lançados em dezembro, reforçando a expansão da atuação do Conexão Vivo na área de audiovisual. Um destes novos editais a serem anunciados é o Movida, um concurso de seleção de videoclipes produzidos no país, que receberão prêmios por meio da escolha de um júri especializado e votação popular.
Outro edital a ser aberto e que chega a mais uma edição é o Conexão Vivo Animações.Em sua terceira edição, tem por objetivo estimular a produção de obras audiovisuais de animação, explorando a interface entre música e imagem, em suas diferentes possibilidades de linguagem, proporcionando um trabalho entre animadores e músicos.

O último será edital para a ocupação da Sala do Coro do Teatro Castro  Alves (BA) por artistas baianos que terão direito a um espetáculo e a gravação e transmissão por rádio e TV.
Política Cultural – Conexão Vivo

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Iniciado em 2001, e transformado em plataforma nacional em 2009, o programa reúne iniciativas de circulação de shows, festivais independentes, projetos coletivos e associativos para o desenvolvimento musical, residências criativas, gravação de CDs e DVDs individuais e coletivos, produção de videoclipes, programas de rádio, desenvolvimento cultural na web, atividades de qualificação, seminários, dentre outras.
O princípio de rede do Conexão Vivo está presente  em todas as etapas do programa. Como base nisso, o Conexão Vivo não realiza patrocínios a projetos de forma isolada e prioriza a inclusão do maior número possível de agentes criativos em sua plataforma de beneficiados.

Articulados de forma orgânica, os projetos e seus integrantes constituem uma poderosa rede pelo desenvolvimento do setor musical brasileiro. A prova disso é que em 11 anos, após investimentos de 90 milhões em recursos próprios e incentivados, os mais de 420 projetos financiados pelo Programa geraram cerca de 1.800 espetáculos assistidos por um público superior a 800 mil pessoas. Cerca de 350 atividades de capacitação foram realizadas e 270 mil produtos (CDs e DVDs) foram distribuídos física e virtualmente em todo o país.

“Essa costura entre ações originárias do próprio programa e iniciativas associadas com foco na capacitação faz do Conexão Vivo a maior ação de fortalecimento da engrenagem da música já vista no país”, explica Kuru Lima, gestor nacional da plataforma de investimento na música promovida pela Vivo, empresa líder no mercado de comunicação móvel no Brasil.

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