segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cidade Baiana da Cultura 2011 será escolhida até o final do mês

Itabuna concorre ao título em 2011 - Foto: Waldyr Gomes

Com o encerramento das inscrições para o Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 no último dia 20, a comissão julgadora do evento dará início a suas reuniões que deverão selecionar a cidade vencedora do título este ano a partir da próxima quarta-feira, 06 de abril. O concurso, que busca estimular o maior conhecimento sobre a identidade cultural de cada município baiano, através da divulgação das culturas locais existentes, é realizado pelo Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, e conta com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo e do INCULT, Instituto das Cidades Culturais e Turísticas da Bahia para efetivar sua programação.

A comissão que decidirá a Cidade Baiana da Cultura de 2011 é composta por Maurício Corso, representante da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura; José Carlos Oliveira, representante da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia; Soraia Sena, representante do Banco do Nordeste através do Fórum de Dirigentes de Turismo; Adalberto Santos, representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Diogenisa Oliva, Representante do Grupo 3 e Rosangela Cordaro, representante do Instituto Identidade Brasil. A grande novidade em 2011 é a presença da representação de uma instituição cultural do terceiro setor, que integra a comissão este ano.

Cabe à comissão julgadora do Concurso analisar os materiais enviados pelas concorrentes e decidir, dentre três finalistas, qual município será eleito Cidade Baiana da Cultura 2011. Para isso, serão realizados quatro encontros durante o mês de abril, previstos para os dias 06, 07, 13 e 14, onde a comissão irá registrar em ata todo o material recebido, analisar calendários, defesas e propostas, além de analisar o conteúdo de vídeo, áudio e imagem disponibilizado pelos municípios. O resultado do concurso deverá ser divulgado até o final do mês de abril através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. Além disso, o título de Cidade Baiana da Cultura será entregue ao município eleito através de uma cerimônia comemorativa.

Em 2011, os municípios inscritos no concurso foram Antônio Cardoso, Amargosa, Conceição do Coité, Irará, Itabuna, Itaparica, Jacobina, Juazeiro, Maragogipe, Morro do Chapéu, Queimadas, São Francisco do Conde As 12 cidades que concorrem ao título de Cidade Baiana da Cultura representam nove dos 26 Territórios de Identidade do estado. Território de Identidade é o nome dado a uma divisão dos municípios em espaços simbólicos onde haja uma identificação cultural entre as populações que busca orientar a formulação de políticas públicas democráticas na área da cultura.

Dentre as cidades inscritas no concurso, os Territórios de Identidade que se encontram representados são Chapada Diamantina (Morro do Chapéu), Litoral Sul (Itabuna), Piemonte da Diamantina (Jacobina), Portal do Sertão (Antônio Cardoso e Irará), Recôncavo (Maragogipe), Região Metropolitana (Itaparica e São Francisco do Conde), Sertão do São Francisco (Juazeiro), Sisal (Conceição do coité e Queimadas) e vale do Jiquiriçá (Amargosa).
Para Rosângela Cordaro, integrante da comissão julgadora, as pesquisas promovidas pelo Instituto Identidade Brasil comprovam que os municípíos precisam de incentivos para valorizar a própria cultura. “A iniciativa do concurso é fantástica, ele incentiva que as cidades busquem evidenciar o que tem de cultural e isso, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto, é algo que não acontece, pois muitos municípios não chegam a perceber a riqueza cultural que possuem. O concurso é uma excelente oportunidade para que as cidades possam inclusive valorizar a si próprias”, diz.

2010 - Rio de Contas foi o município eleito Cidade Baiana da Cultura em 2010. Atualmente, a cidade conta com a orientação do Grupo3 para captar recursos para promover uma festa de carnaval misturando tradição e modernidade. Tombada em 1980 pelo IPHAN – Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Rio de Contas é um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia. A cidade foi fundada em 1745 e preserva a memória dos tempos de riqueza da Chapada Diamantina. A concorrência visa valorizar a identidade cultural das cidades baianas, estimulando a criação de práticas que construam uma programação própria para cada lugar e resgatem sua herança histórica. Após a escolha da cidade vencedora em 2011, Rio de Contas passará o título para a sucessora. 

Nenhum comentário: